- Comutação Manual / Automático
- Botão de Emergência para corte de potência
- Botões de Paragem de Emergência
A comutação manual/automático é de extrema importância pois permite parar um sistema que por algum motivo tenha algum problema. Esta comutação pode ser feita de duas maneiras, através do gamepad, ou através de um painel de botões que se encontra por cima do porta luvas. Existe um botão para cada módulo de actuação no veículo.
Estes botões estão em série com a linha do PLC que enviam a informação para o módulo, sendo assim possível que o utilizador se sobreponha sempre à ordem enviada pelo PLC. É possível também utilizar estes botões para o teste dos diversos módulos separadamente ou mesmo para condução híbrida do veículo (alguns módulos comandados pelo PC e outros comandados pelo condutor).
O botão de emergência para corte de potência encontra-se localizado na zona frontal e central do interior do veículo (de fácil acesso para o condutor e passageiro) e tem como o objectivo cortar a potência dos diversos módulos, deixando assim de poder efectuar as ordens provenientes do PLC.
Com este botão activado é possível actuar os diferentes módulos manualmente com excepção da admissão, pois como esta foi convertida num sistema drive-by-wire não funciona manualmente sem potência.
Os botões de Paragem de Emergência são 4 e encontram-se posicionados no exterior do veículo de modo a que uma pessoa próxima do carro tenha sempre possibilidade de carregar num dos botões.
Estes botões estão ligados ao PLC e quando accionados é corrida uma rotina de emergência no PLC que consiste em carregar os pedais da embraiagem e travão deixando de acelerar o carro e imobilizando assim o veículo.
O veículo tem também um pirilampo que indica quando este se encontra em estado autónomo.
Sem comentários:
Enviar um comentário